Name:
Location: Fortaleza, Ceará, Brazil

Monday, December 12, 2005

Dimas Macedo


Crônica

Fortaleza de noite:
eis todo um argumento
para viver a vida
plena de sentimento.
Deslizo pelas ruas
sorvendo antiga brisa.
No rio do asfalto
a noite se eterniza.
Fortaleza tem corpo
e atração fatal
que sangra nossos olhos
com lâmina de punhal.
Sou todo fortaleza,
penumbra e nostalgia.
Existo enquanto sonho
sua geografia.
Em noites de insônia
Fortaleza é assim:
é casa do espírito,
é princípio e é fim.

Formas

A lua e as estrelas,
o sol e os alabastros,
as cicatrizes de Deus
e as mulheres nuas
são formas puras do amor
que reconheço,
são como cactos
que me ferem os olhos
na distância,
tais os mistérios densos,
as perdas preciosas,
a dor de não viver a vida
presa na garganta.

Subitamente

Subitamente
é preciso que os relógios parem,
porque tudo será pedra sobre pedra,
e tudo.
Não mais restarão
as tuas mãos que necessito,
as tuas palavras sem gestos
que eu procuro...
não mais restará o teu silêncio
que o meu silêncio pede,
pois as armas e os brasões
hão de florir por sobre a infância,
e tudo será rocha.

Ânsia

Os sentidos da vida
que me chegam.
Os sentidos da vida no momento.
Porque no centro da alma
há um castelono qual escuto
as confissões do vento.
E bem no fundo da alma
há uma tela muito mais bela
ou igual à minha ânsia,
porem a ânsia que sinto
é um conflito
muito maior
que a nave da existência.

DIMAS MACEDO (1956)
Poeta, crítico literário e jurista, é professor do Faculdade de Direito de UFC. Outor de, dentre outros, A Distância de Todas as Coisas (1980), Lavoura Úmida (1990), Estrela de Pedra (1994) e Liturgia do Caos (1996), poesia; Literatura e Conjuntura (1984), A Metáfora do Sol (1989) e Crítica Imperfeita (2001), crítica literária. Membro da Academia Cearense de Letras.

2 Comments:

Blogger PROFESSORA CIDINHA said...

Também escrevo poemas acabei de publicar um livro. Adoro a literatura nordestina, pois passei minha vida lendo literatura de cordel.Em particular o Dimas Macedo


Parabéns pelo blog.


http://profcidinhamacedo.blogspot.com/

7:41 AM  
Blogger MegaDelfus said...

Adoro a homenagem que o escritor Dimas Macedo fêz à encantada Fortaleza no poema "Crônica". Meus parabéns Dimas!!!!

5:54 AM  

Post a Comment

<< Home