Name:
Location: Fortaleza, Ceará, Brazil

Thursday, November 17, 2005

José Albano



Soneto

Poeta fui e do áspero destino
Senti bem cedo a mão pesada e dura.
Conheci mais tristeza que ventura
E sempre andei errante e peregrino.
Vivi sujeito ao doce desatino
Que tanto engana, mas. tão pouco dura;
E ainda choro o rigor da sorte escura,
Se nas dores passadas imagino.
Porém, como me agora vejo isento
Dos sonhos que sonhava noite e dia,
E só com saudades me atormento;
Entendo que não tive outra alegria
Nem nunca outro qualquer contentamento
Senão de ter cantado o que sofria.


Prece


Bom Jesus, amador das almas puras
Bom Jesus, amador das almas mansas,
De ti vêm as serenas esperanças,
De ti vêm as angélicas doçuras.
Em toda parte vejo que procuras
O pecador ingrato e não descansas,
Para lhe dar as bem-aventuranças
Que os espíritos gozam nas alturas.
A mim, pois, que de mágoa desatino
E, noite e dia, em lágrimas me banho,
Vem abrandar o meu cruel destino,
E terminado este degredo estranho,
Tem compaixão de mim, pastor divino,
Que não falte uma ovelha ao teu rebanho!



JOSÉ ALBANO (1882-1923)
Poeta e diplomata, passou a maior parte da vida longe do Ceará, ou estudando na Europa, ou como membro do Corpo Diplomático. Sua obra foi reunida e publicada por Manuel Bandeira, em 1948, e por Braga Montenegro, em 1966. Patrono da cadeira n° 39 da Academia Brasileira de Filologia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home